segunda-feira, 9 de junho de 2008

O Príncipe Shotoku


O príncipe Shotoku é considerado um dos maiores vultos políticos da história japonesa pois, além de ser estadista revolucionário, foi também um homem amante da cultura e da filosofia budista.
Era filho do 31º soberano nipônico, e tornou-se regente no governo de sua tia, a Imperatriz Suiko, nos fins do século VI.
Sua atuação política foi o fator determinante do destino do império nipônico.
Até essa época, a corte de Yamato vinha adotando o "sistema de clã" para administrar o país. Porém, com o decorrer do tempo, haviam surgido obstáculos dentro da política nacional, causando conflitos e choques. A decadência administrativa pedia o progresso da nação e, naturalmente, a tensão política havia chegado ao ponto de explodir. Foi quando surgiu o príncipe regente.
A primeira providência do príncipe, ao tomar posse do cargo, foi abolir o sistema de clã, que transmitia cargos oficiais hereditariamente e no lugar dele, adotou um outro regime estabelecendo 12 categorias de graduação oficial, distribuindo-as conforme os méritos e a capacidade de cada individuo realmente merecedor, sem nehuma discriminação familiar.
Na segunda fase Shotoku elaborou uma constituição a fim de determinar o principio moral na política e na vida social. A constituição baseava-se no Confucionismo e no Budismo, cujo fundo moral se resume em: união, harmonia, justiça e dedicação absoluta ao Imperador.
Além da administração interna, o príncipe nãos e esqueceu também da polític externa. Enviou grupos de emissários a corte chinesa, a fim de estreitar laços de amizade e de lá importar novos elementos culturais. foi aquela ocasião que muitos monges e intelectuais levaram ao império Yamato a técnica de fabricação de papéis e tintas, contribuindo para alfabetização do país.
O Príncipe Shotoku não foi apenas estadista genial. Foi também amante da cultura e profundo seguidor do Budismo. Mandou construir vários templos, entre eles o Horyu-ji, que é considerado o mais antigo do Japão, datando de 607.
Graças ao talento e ao esforço do Principe, o desenvolvimento da política e da cultura japonesa tiveram grande impulso.

Um comentário:

carlo lazzaroni disse...

Grande figura o Principe Shotoku e defensor do Budismo: do complexo de templos que mandou construir na região de Nara, so sobram três; mais as historias dos monges guerreiros que lá moraram até hoje são parte do folclore japonês.